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Por Que as Tarifas de Frete Entre Brasil e China Estão Subindo?

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Vamos juntos entender as razões por trás do aumento das tarifas de frete entre Brasil e China, incluindo impactos sazonais, estratégias de armadores e a crescente demanda por exportações de nicho como carros elétricos.

Vamos juntos entender as razões por trás do aumento das tarifas de frete entre Brasil e China, incluindo impactos sazonais, estratégias de armadores e a crescente demanda por exportações de nicho como carros elétricos.

Influências Sazonais e Logísticas

Os feriados nacionais chineses, como o Ano Novo Lunar, têm um impacto substancial nas operações portuárias, frequentemente resultando em uma redução temporária na eficiência dos portos. Isso leva ao acúmulo de cargas e atrasos significativos, com uma oferta consequentemente menor de espaço em navios. Tais condições pressionam as tarifas de frete para cima, à medida que os exportadores competem por uma capacidade extremamente limitada. Agora, com a aproximação do Golden Week e do Dia do Trabalhador, eventos que paralisam as atividades laborais na China do dia 29 de abril ao dia 5 de maio, espera-se um efeito similar. Este período prolongado de inatividade é previsto para gerar um acúmulo ainda maior, projetando um cenário de desafios logísticos e aumento de custos de frete para o mês de maio, replicando os desafios já observados em períodos festivos anteriores.

Estratégias dos Armadores e Blank Sailings

Outro fator significativo é a prática de blank sailings por armadores, uma estratégia que envolve o cancelamento de viagens programadas para ajustar a capacidade disponível à demanda existente. Essa tática é especialmente prevalente em períodos de flutuação de demanda e serve para manter ou aumentar as tarifas de frete ao limitar a oferta de espaço.

Os blank sailings são uma manobra estratégica crítica no setor de frete. Embora possam parecer apenas uma forma de ajuste de oferta, eles têm um impacto direto e profundo na eficiência e nos custos operacionais, especialmente em momentos em que a previsibilidade da demanda é baixa. Nosso desafio é antecipar esses movimentos e planejar com precisão para mitigar impactos adversos aos nossos clientes.” Cristiano Macario Diretor Executivo.

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Maio promete um novo aumento de fretes e restrição de espaço nos embarques, planejar e definir estratégias será um divisor de águas.

Caso BYD – Aumento da Demanda por Produtos Específicos

A reserva de capacidade de carga em navios por grandes corporações, especialmente para produtos de alta demanda como veículos elétricos da BYD, resulta em uma diminuição significativa do espaço disponível para outras mercadorias. Companhias de navegação renomadas, incluindo CMA, PIL, ONE, e MSC, estabeleceram acordos extensivos com a BYD para transportar automóveis, componentes e outras partes globalmente. Essa situação tem levado a uma escassez de espaço, com muitos exportadores e fabricantes enfrentando desafios consideráveis. Eles se veem obrigados a negociar diretamente com as companhias marítimas na origem para garantir o envio de seus produtos, refletindo diretamente no aumento dos custos de frete.

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Além da Frota própria a empresa reservou contratualmente espaços com outras companhias para transportar automóveis, componentes e outras partes globalmente. Imagem by GreenV

No início de fevereiro deste ano, a tarifa para um contêiner de 40 pés (1X40HC) estava em torno de USD 2200. Desde então, vimos um aumento progressivo nas tarifas: subiram para USD 3000, depois para USD 4000, USD 6000 e agora estão em USD 8000.

Já observamos que, desde o dia 14 de abril, as tarifas têm sofrido ajustes significativos. Os armadores estão atualizando suas tarifas semanalmente, com aumentos já aplicados nos períodos de 8 a 14 e de 15 a 21 de abril, e mais um aumento previsto para o período de 22 a 30 deste mês — esses são conhecidos como General Rate Increases, ou GRIs.

“Também é importante notar que muitas reservas (bookings) estão sendo feitas sem tarifas confirmadas, devido a essas atualizações frequentes. Além disso, estamos enfrentando blank sailings, que são cancelamentos programados de viagens pelos armadores para controlar a oferta e manter as tarifas elevadas, atualmente na faixa de USD 8000, e não deve parar por ai.”

Avaliação do nosso analista de importação e exportação Andre Bessa

O cenário atual do frete marítimo entre Brasil e China reflete uma combinação de fatores estruturais e conjunturais que exigem atenção e adaptação por parte dos exportadores e importadores. Compreender esses elementos é essencial para navegar com sucesso neste mercado dinâmico e muitas vezes imprevisível.

 

Se você está enfrentando desafios com o aumento das tarifas de frete, saiba que não está sozinho. Nosso time está pronto para ajudar a analisar e implementar as estratégias mais eficazes para a sua operação.

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